Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

NO CÉU... COM O PÉ DE FORA...


Da esquerda para a direita: Lucas, Sebastian, Holden, Isabella, Alexandre (no meu colo) e Cristian



"NO CÉU... COM O PÉ DE FORA..."
De quando em quando eu compartilho com vocês, leitores e leitoras, a minha alegria na convivência que tenho com meus netos. E essa convivência é um privilégio, desde que todos êles moram no exterior. 

Todas as vezes em que a vida me presenteou com netos, eu documentei o grande evento aqui nesta coluna. Afinal das contas, essas são as criaturas que estão mantendo parte do meu DNA na "sopa genética" da humanidade. Portanto nada mais justo que eu as pajeie o mais que eu posso. Além dessa lógica cartesiana, curtir os netos é uma das melhores coisas do mundo... pouca coisa se compara a ver aquelas carinhas marotas olhando para você e dizendo VOVÔ! 

Falei do conjunto de netos há mais de um ano nesta coluna (ANO XVIII, No 939 – 09/09/2011), e por ocasião do Natal do ano passado (ANO XVIII, No 954 – 23/12/2011),  e também em Agosto p.p. (ANO XIX, No 987 - 17/08/2012)Nesta última semana completa do ano, que inclue o Natal, eu tive outra vez o privilégio de passar um tempo com TODOS OS SEIS NETOS. Julguei por bem, portanto, atualizar as descrições deles que venho compartilhando com vocês e anunciar que o SÉTIMO netinho já está "encomendado" para o próximo ano, dando-lhes assim uma idéia reforçada do presente de vida que eles representam para mim. Vamos lá: 

Essa fase deliciosa da minha vida começou em 2007, e desde lá todos os anos até agora teve novidade. Em 2007 chegou meu neto mais velho, o Sebastian, que mora em New York. Agora com 5 anos e meio, Sebastian é um moleque que já começa a bancar o "engraçadinho"  para cima dos adultos em sua volta, testando até onde ele pode chegar com a "gracinha". Interagir com êle é uma delícia e êle já é um ótimo negociador. Fico imaginando êle em idade adolescente... os pais dele que se cuidem. Sebastian é bem alto para sua idade; os gráficos padrão de crescimento o colocam como mais alto do que 95% de crianças da idade dele. Mas é magro como um vara-pau, difícil de se alimentar. Sebastian continua com suas aulas de Português na “Brazil Ahead”; e frequenta neste ano letivo o Jardim da Infância em uma escola pública a apenas um quarteirão de sua casa... além de muito interessado nas ciências, Sebastiam está mostrando uma queda especial pelas artes! Está sempre desenhando e colorindo, e fez alguns desenhos (assinados) especialmente para o Vovô, que estão me acompanhando para o Brasil. Melhor objeto de decoração impossível!!... Jardim da Infância... o tempo passa! 

2008 trouxe o segundo neto, o Cristian, que completou 4 anos agora em Novembro p.p.seu primeiro em Gainesville, na Flórida, para onde seus pais acabam de mudar. Cristian é um doce de menino, e brincamos em família que êle parece ter nascido sabendo os pais que tem. Filho de médicos (tanto meu filho como minha nora), ambos com carreira profissional extremamente exigente em termos de tempo, estudo, e trabalho, Cristian é, até agora, o mais pacato dos netos. Mas não confundam pacato com acomodado... Cristian é como um menino prodígio, e com seus 4 anos consegue manter com o Vovô uma conversa longa, com frases inteiras e longas também, e incluindo certas palavras as quais não figuram no vocabulário de muitos adultos, tenho certeza. Lembro-me de descrever aqui no último artigo sôbre os netos a predileção dele por carros, e do conhecimento infalível que tem das marcas e características, oriundo dos nossos passeios em Chicago, sua cidade Natal. Pois chegamos neste fim de ano a Gainesville de avião, e Cristian foi nos buscar no aeroporto com o pai. Na viagem de meia hora do aeroporto para casa, êle disse: "Vovô, vou dizer para você as marcas dos carros passando na outra pista"... E começou a falar as marcas dos carros que passavam por nós na pista contrária.... EM MOVIMENTO!... E NÃO ERRA UMA!! Cristian frequenta um pré-Jardim da Infãncia muito bom perto de sua nova casa, em uma escola que vai desde a creche até o fim do colegial. Suas professoras dizem que êle conhece (e cumprimenta por nome!) todas as professoras da escola! Elas admitem que nem elas sabem de cor os nomes de todas as suas colegas, mas êle sabe! E NÃO ERRA UMA!! É realmente impressionante a memória do moleque. 

E tudo dentro da mais perfeita lógica. Aliás, em termos de lógica, tanto Sebastian como o Cristian dão uma rasteira em muito adulto que eu conheço. Sonhando longe, e de u'a maneira um tanto egoísta, quem sabe os dois seguirão os passos do Vovô nas Ciências Exatas, como fizeram seus pais. 

2009 trouxe o meu terceiro neto, mas mais importante, a PRIMEIRA NETA!! A princesinha Isabella está com 3 anos e meio, e mora em Miami Beach. É o terror do grupo, independente, espevitada, e decidida, mas ao mesmo tempo, doce, linda (parece muito com a Vovó Cristina...), e cativante, tendo já o Vovô enrolado em volta do seu dedo minguinho. Bella, como ela é carinhosamente conhecida, em sua idade, já também conversa conosco quase como uma adulta! Ela conversa com a mãe em Português, com o pai em Inglês, e até o ano passado ela frequentava uma pré-escola em que o idioma principal era o Espanhol. Portanto ela faz uma "misturinha" interessante e sui-generis, como respondendo "Si" quando perguntamos algo a ela em Português ou Inglês... mas já começa mil furos à frente com TRÊS idiomas. Ela não tem medo de nada, e o sorriso que ela abre quando me vê, ao vivo ou no SKYPE, derrete o coração do Vovô. 

2010 trouxe um irmãozinho para o Sebastian, meu quarto neto, o Holden, que está com 2 anos e meio. Dono de uma beleza física ímpar, Holden já está interagindo bastante, inclusive algumas palavras em Português que ele aprende com o Professor Sebastian, e com o pai. Desde que o irmão Sebastian era pequeno, eu brinco com ele que estou fazendo um sanduíche com ele no meio... nessa minha última visita o Holden se aproximou, e pediu que eu fizesse um sanduíche com ele... e o Vovô derreteu!  

2011 trouxe meu quinto neto, o Lucas, irmãozinho da Isabella. Lucas é a criança mais alegre e sorridente que eu conheço. Está sempre com um sorriso cativante e maroto nos lábios. Lucas, que completa 2 anos nos próximos 10 diaspassou 10 dias sozinho conosco no Brasil este ano, e foi UMA DELÍCIA. Ele é extremamente comunicativo, e desenvolveu seu próprio dialeto que ninguém entende, mas que ele usa aliado a uma expressão corporal de dar inveja ao Marcel Marceaux. O seu uso das mãos, e dos trejeitos faciais são realmente incríveis para a idade dele. Acho que vai ser político. 

E 2012 trouxe o caçula dos netos (por enquanto...), o Alexandre, irmãozinho do Cristian. Estive presente no seu nascimento, como no de todos os outros netos, e agora com 8 meses, ele já está interagindo, rolando no chão, e quase engatinhando. É um menino sério, de poucos sorrisos, mas o Vovô SEMPRE ganha o dele... e derrete! 

Turminha dos SEIS! Que delícia êles são! Se vocês, leitores e leitoras acham que eu estou sendo muito coruja, dêm uma olhada nas SOCIAIS mais adiante nesta edição, ou vejam o meu blog: www.pensamentoscs.blogspot.com  E na próxima atualização já teremos SETE netos para "estragar"... QUE PRIVILÉGIO!! Um Feliz Ano Novo a todos!          

O autor é engenheiro, doutor em ciência da computaçao, professor universitário, e pode ser contactado através do e-mailclaudio.spiguel@gmail.com). 
(PENSAMENTOS No 50/2012 – Jornal da Região – ANO XIX, No 1006 – 28/12/2012).

Nenhum comentário:

Postar um comentário