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quarta-feira, 20 de junho de 2012

A QUINTA SINFONIA DE BEETHOVEN

LUDWIG VAN BEETHOVEN



“A QUINTA SINFONIA DE BEETHOVEN"



TA, TA, TA, TUUUUUM..... TA, TA, TA, TUUUUUM! Essa pobre descrição onomatopáica dos acordes de abertura da Grande Quinta Sinfonia do ainda maior compositor Alemão Ludwig van Beethoven será suficiente para muitos dos meus leitores(as), tenho certeza., reconhecerem a melodia associada a esses acordes em suas mentes, dado o poder extremo que essa obra seminal vem exercendo em todos aquêles que têm o privilégio de ouvi-la, por um período de mais de DOIS Séculos. Ludwig van Beethoven foi, sem dúvida, um dos maiores compositores de todos os tempos; nascido em 16 de Dezembro de 1770 na cidade de Bonn, na Alemanha, e falecido em 26 de Março de 1827, portanto com apenas 56 anos de idade, e completamente surdo, na cidade de Viena, na Áustria. A sua Sinfonia de No. 5, em Dó menor, Opus 67, carrega consigo a responsabilidade de ser a peça de música erudita de maior conhecimento popular de todos os tempos, na história da Música, e da nossa civilização. Essa é a música que, ao lado da imagem nervosa, agitada, e descabelada de Beethoven, veio a significar EXCELÊNCIA em termos musicais. Na verdade, MUITAS pessoas só conhecem mesmo esses acordes de abertura que não duram mais do que apenas alguns segundos, da mesma maneira que muitos só conseguem se lembrar com certidão do detalhe apenas do sorriso da Mona Lisa, ou apenas do primeiro verso dos Luzíadas, de Camões. É difícil imaginar como tão poucas notas, dispostas de maneira tão simples, puderam se tornar tão enormemente populares. Composta entre os anos de 1804 e 1808, esse trabalho monumental foi apresentado pela primeira vez no Teatro de Viena em 22 de Dezembro de 1808, e como sói acontecer com quase todos os trabalhos monumentais que desafiam o desgaste dos tempos através dos séculos, não foi um sucesso de imediato, por ter sido colocada em meio a um programa COLOSSAL, até para os padrões dos concertos daquela época. O concerto durou mais de 4 horas, e um tal Príncipe Lobkowitz da família real Austríaca que estava presente nesse concerto deixou a seguinte nota a respeito: "Nós ficamos sentados lá das 18:30 às 22:30 em um frio danado, e concluimos com aquela experiência que é possível algo ser demasiado, ainda que seja muito, MUITO bom!" Naquele tempo Beethoven ainda não era famoso, e não se sabia que aquela composição recente se tornaria a música erudita mais popular de todos os tempos. Até personalidades famosas contemporâneas de Beethoven, como o grande poeta e escritor Johann Wolfgang von GOETHE (1749-1832), dizia admirar mas não compreender muito bem a música de Beethoven. No último ano de vida do grande poeta, já ancião, outro grande compositor Alemão Felix MENDELSSOHN Bartholdi tentava convencê-lo da grandeza da música de Beethoven tocando a abertura da Quinta Sinfonia no piano junto ao leito de morte do poeta, e êste repetia que achava a música intensa, impressionante, grandiosa, mas que não sabia se moveria as massas como sua poesia. Mal sabia êle que estava analisando a obra da única personalidade da época que podia ser considerada sua igual, como os tempos viriam a demonstrar.  TA, TA, TA, TUUUUUM..... Beethoven uma vez descreveu esses quatro naipes de abertura da Quinta Sinfonia como "O Destino batendo em sua porta..." Os quatro naipes formam duas sequências simples de três notas curtas (TA, TA, TA) seguidas por uma nota longa (TUUUUUM), a primeira caindo de Sol para Mi-bemol, e a segunda de Fá para Ré, estabelecendo logo no início da obra um conflito entre o desafio (Dó menor) e o sucesso (Mi-bemol Maior), não dando ao ouvinte uma pista clara de qual será a chave resolvida da Sinfonia. E os +/- 35 minutos que se seguem continuam a apresentar o conflito em uma estrutura impressionantemente contínua, até que a resolução aparece como uma surprêsa, em um brilhante Dó Maior representando não só o sucesso (Mi-bemol Maior), mas a CONQUISTA do sucesso, que é levada até o fim grandioso dessa maravilhosa Obra Sinfônica. Eu reconheço que a audiência deste semanário não é, em sua maioria, muito chegada à música erudita, muito provàvelmente pela falta de oportunidade de apreciá-la. Portanto seria legítimo perguntar por que eu estou escrevendo um texto sôbre ela, e a resposta correta é que eu quero proporcionar a todos vocês, leitores e leitoras, a chance de compartilhar comigo a experiência incrível de ouvir essa obra monumental que é a Quinta Sinfonia de Beethoven, nesta era quando a cultura no nosso Brasil infelizmente anda tão degradada, desmerecida, e ridicularizada. Na terça-feira desta semana eu tive o privilégio de comparecer ao Auditório da Orquestra Sinfônica de Chicago e assistir essa GRANDE Orquestra, uma das melhores do mundo, tocar a Quinta Sinfonia de Beethoven sob a regência do seu Diretor Musical, o famoso Maestro Riccardo Mutti, um filho da Nápoles dos meus avós Italianos, nas saias do Vesúvio, e às margens do Mar Mediterrâneo. O Maestro Mutti também é o Regente Principal da Orquestra do Teatro LaScalla de Milão. Propositalmente eu consegui um assento no chamado "Terrazzo" do Auditório, que é um semi-círculo de poucos assentos localizados atrás do palco, ou seja, atrás da Orquestra, e portanto de frente para o Maestro. Posso lhes dizer por experiência própria que, além de ouvir a maravilhosa obra, poder observar os trejeitos corporais do Maestro Mutti regendo-a foi algo sublime, transcendental, difícil de expor em palavras. Espero que um dia vocês, leitores, se ainda não tiveram, possam ter uma experiência similar. Mas até lá, com a tecnologia dos CD's e DVD's e outros meios de gravação estando presentes pràticamente em todas as suas casas, fica aqui o desafio. Obtenham, se ainda não a possuirem, uma gravação da Sinfonia No 5 de Ludwig van Beethoven e a ouçam, talvez pela primeira vez, talvez pela n-ésima vez, mas tenho certeza que a experiência será diferente no contexto deste texto, e depois escrevam para mim descrevendo o que sentiram. Se vocês estiverem lendo este artigo no meu blog : www.pensamentoscs.blogspot.com
sigam o seguinte link: 
para ouvir a Sinfonia no seu computador. Eu ficarei muito feliz sabendo que os influenciei a experimentar essa Obra Sinfônica Monumental com que Beethoven nos presenteou, e que tem encantado a nossa civilização há dois séculos. Fico aguardando... Boa semana a todos!               

O autor é engenheiro, doutor em ciência da computaçao, professor universitário, e pode ser contactado através do e-mail claudio.spiguel@gmail.com).
(PENSAMENTOS No 23/2012 – Jornal da Região – ANO XIX, No 979 - 22/06/2012).


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