Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

OS NETOS… AH, OS NETOS… OUTRA VEZ…

Fila de cima, da esquerda para a direita:
Sebastian Spiguel,  Cristian Spiguel, Isabella Spiguel-Young
Fila de baixo, da esquerda para a direita:
Holden Spiguel, Lucas Spiguel-Young, Alexandre Spiguel



“OS NETOS… AH, OS NETOS… OUTRA VEZ…"



De quando em quando eu compartilho com vocês, leitores e leitoras, a minha alegria na convivência que tenho com meus netos. E essa convivência é um privilégio, desde que todos êles moram no exterior. Todas as vezes em que a vida me presenteou com netos, eu documentei o grande evento aqui nesta coluna. Afinal das contas, essas são as criaturas que estão mantendo parte do meu DNA na "sopa genética" da humanidade. Portanto nada mais justo que eu as pajeie o mais que eu posso. Além dessa lógica cartesiana, curtir os netos é uma das melhores coisas do mundo... pouca coisa se compara a ver aquelas carinhas marotas olhando para você e dizendo VOVÔ! Falei do conjunto de netos há um ano nesta coluna (ANO XVIII, No 939 – 09/09/2011), e também por ocasião do Natal do ano passado (ANO XVIII, No 954 – 23/12/2011). Naquela época eles eram 5, mas nesta última coluna do Natal de 2011 eu já havia dito que mais um já estava encomendado, portanto hoje eles são 6!! Julguei por bem, portanto, atualizar as descrições deles que venho compartilhando com vocês e anunciar a chegada do mais novinho, dando-lhes assim uma idéia reforçada do presente de vida que eles representam para mim. Vamos lá: "Essa fase deliciosa da minha vida começou em 2007, e desde lá todos os anos até agora teve novidade. Em 2007 chegou meu neto mais velho, o Sebastian, que mora em New York. Agora com 5 anos e 1 mes, Sebastian é um moleque que já começa a ensaiar aquelas longas explanações para o Vovô dos detalhes simples da sua vida. Interagir com êle é uma delícia e êle já é um ótimo negociador. Fico imaginando êle em idade adolescente... os pais dele que se cuidem. Sebastian é bem alto para sua idade; os gráficos padrão de crescimento o colocam como mais alto do que 95% de crianças da idade dele. Mas é magro como um vara-pau, difícil de se alimentar. Em Julho pp. Sebastian frequentou um curso de verão (americano) em Português promovido por uma escola chamada “Brazil Ahead”; eu o levava lá e ia buscá-lo, e juntos tomávamos ônibus e metrô, e ele me dizia às vezes em Inglês, às vezes em Português, que agora em Setembro ele não precisará mais tomar condução, desde que irá começar o Jardim da Infância em uma escola pública a apenas um quarteirão de sua casa... Jardim da Infância... o tempo passa. Deus o proteja. 2008 trouxe o segundo neto, o Cristian, que completará 4 anos em Novembro, nasceu em Chicago, e está de mudança para Gainesville, na Flórida. Cristian é um doce de menino, e brincamos em família que êle parece ter nascido sabendo os pais que tem. Filho de médicos (tanto meu filho como minha nora), ambos com carreira profissional extremamente exigente em termos de tempo, estudo, e trabalho, Cristian é, até agora, o mais pacato dos netos. Mas não confundam pacato com acomodado... Cristian é como um menino prodígio, e com 3 anos e 9 meses consegue manter com o Vovô uma conversa longa, com frases inteiras e longas também, e incluindo certas palavras as quais não figuram no vocabulário de muitos adultos, tenho certeza. Cristian desde pequeno sempre mostrou muito interesse por carros, motivado em parte pelos filmes da série “CARS” da Pixar. Passeamos muito a pé juntos na minha última visita a Chicago, e ele começou a indagar sobre os carros que víamos na rua; comecei, então, a ensinar a ele como reconhecer as marcas, os modelos, e a origem das várias marcas. Apenas algumas semanas depois, eu assistia boquiaberto ele recitar sem um deslize sequer a marca, modelo, e origem de TODOS os carros que víamos na rua. Um dia ao chegarmos à escolinha dele uma professora estava estacionando em frente à porta de entrada. Ele não teve dúvida, aproximou-se do carro e sob o olhar curioso da professora examinou-o da frente à traseira, e depois disse a ela: “Então você tem um Ford Taurus!”... ela quase caiu para trás! Tudo dentro da mais perfeita lógica. Aliás, em termos de lógica, tanto Sebastian como o Cristian dão uma rasteira em muito adulto que eu conheço. Sonhando longe, e de u'a maneira um tanto egoísta, quem sabe os dois seguirão os passos do Vovô nas Ciências Exatas, como fizeram seus pais. Deus os proteja. 2009 trouxe o meu terceiro neto, mas mais importante, a PRIMEIRA NETA!! A princesinha Isabella está com 3 anos e 1 mes, e mora em Miami Beach. É o terror do grupo, independente, espevitada, e decidida, mas ao mesmo tempo, doce, linda, e cativante, tendo já o Vovô enrolado em volta do seu dedo minguinho. Quando a visito, sempre a levo a parques infantis próximos à sua casa, e lá há uma parte dos parques para os "pequeninos", como ela, e outra parte para as crianças mais velhas, digamos, de 5 anos para cima. Pois ela nem pestaneja, e já vai correndo para os brinquedos dos mais velhos, e já mais de uma vez eu me vi em palpos de aranha para tirá-la do topo de uma pedra, ou de um brinquedo mais desafiante. No seu recente 3º aniversário ela ganhou um trampolim para dissipar as energias... só que para ela acho que funciona ao contrário... amplia as energias!... J... Ela não tem medo de nada, e o sorriso que ela abre quando me vê, ao vivo ou no SKYPE, derrete o coração do Vovô. Deus a proteja. 2010 trouxe um irmãozinho para o Sebastian, meu quarto neto, o Holden, que está com 2 anos e 2 meses. Dono de uma beleza física ímpar, Holden já está interagindo bastante, e não faz muito tempo que eu ouvi êle balbuciar a palavra VOVÔ pela primeira vez! O sentimento é indescritível! Desde que o irmão Sebastian era pequeno, eu brinco com ele que estou fazendo um sanduíche com ele no meio... nessa minha última visita o Holden se aproximou, e pediu que eu fizesse um sanduíche com ele... e o Vovô derreteu!  Deus o proteja.  2011 trouxe meu quinto neto, o Lucas, irmãozinho da Isabella. Lucas é a criança mais alegre e sorridente que eu conheço. Está sempre com um sorriso cativante e maroto nos lábios. Lucas, com 1 ano e 7 meses, ainda corre um certo risco com a irmãzinha "furacão" que êle tem, e de vez em quando êle leva umas bordoadas dela, mas êle está crescendo forte, e começando a se defender. Ainda assim todo dia ele parece que saiu de uma luta de boxe, um galinho aqui, um arranhãozinho ali... mas não me entendam mal, tudo dentro de um contexto de extremo amor fraterno... J... Lucas é extremamente comunicativo, e desenvolveu seu próprio dialeto que ninguém entende, mas que ele usa aliado a uma expressão corporal de dar inveja ao Marcel Marceaux. O seu uso das mãos, e dos trejeitos faciais são realmente incríveis para a idade dele. Acho que vai ser político... J... Deus o proteja. E 2012 trouxe o caçula dos netos (por enquanto...), o Alexandre, irmãozinho do Cristian. Estive presente no seu nascimento, como no de todos os outros netos, e agora com 4 meses, ele já está interagindo, e tem um sorriso único e cativante. Turminha dos SEIS! Que delícia êles são!" Se vocês, leitores e leitoras acham que eu estou sendo muito coruja, dêm uma olhada nas SOCIAIS mais adiante nesta edição, ou vejam o meu blog: www.pensamentoscs.blogspot.com  Boa semana a todos!

O autor é engenheiro, doutor em ciência da computaçao, professor universitário, e pode ser contactado através do e-mail claudio.spiguel@gmail.com).
(PENSAMENTOS No 31/2012 – Jornal da Região – ANO XIX, No 987 - 17/08/2012).


Nenhum comentário:

Postar um comentário