Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O VIAJOR ROMÂNTICO




"O VIAJOR ROMÂNTICO"

O meu amigo de Brasília continua insistindo para que eu deixe a política brasileira pra lá, e me concentre em temas mais nobres. Para contrabalançar, vários leitores e leitoras de São Paulo, tendo visibilidade a essa ligeira controvérsia pela coluna da semana passada, escreveram me pedindo para que eu continuasse, que não tirasse o pé do acelerador, argumentando que só com a crítica construtiva e esclarecedora à população de uma imprensa livre conseguiremos que algo aconteça nesse país que não seja a LESMA LERDA dos últimos tempos. 

Confesso que balancei um pouco... afinal aproximam-se as festas de fim-de-ano, e eu já estou aproveitando, e muito, a companhia dos meus netos, e poderia escrever sôbre isso. Mas aí eu pensei... ainda temos duas semanas inteiras no ano para falar sôbre Natal, Ano Novo, e a bênção que são os netos! Portanto, vou decepcionar mais uma vez o meu amigo de Brasília e dar preferência aos meus leitores de São Paulo, na certeza que, como dizia o Moacyr Franco, êle continuará me querendo bem porque não custa nada! 

E aí, na Sexta-feira passada, dia 7 de Dezembro, quando foi publicada a minha última coluna:  DE TANTO VER TRIUNFAR AS NULIDADES... , um militar reformado, General de Brigada Valmir Fonseca Azevedo Pereira, na mesma Brasília do meu amigo, publicou um texto que andou correndo a Internet nesta semana, sob o título "UMA INCONTIDA ATRAÇÃO PELA ROSE". Passo a transcrevê-lo: 

"Certa vez, o saudoso Joelmir Betting escreveu um breve texto que denominou de “O viajante”.Abaixo reproduzimos uma parte da pérola, prenhe de pertinentes insinuações, sem aludir, é claro, à MULHEINVISÍVEL : "Até aqui, em 40 meses de governo, o presidente Lula já cometeu 102 viagens ao mundo. Ou mais de duas por mês, tal como semana sim, semana não. Sem contar, ora, pois, as até aqui, 283 viagens pelo Brasil...Hoje, dia 15, ele completa 382 dias fora do país desde a posse. E pelo Brasil, no mesmo período, 602 dias fora de Brasília. Total da itinerância presidencial, caso único no mundo e na História: Exatos 984 dias fora do Palácio, em exatos 1. 201 dias de presidência. Equivale a 81,9% do seu mandato fora do seu gabinete. Esta é a defesa da tese de que ele não sabia e nem sabe de nada do que acontece no Palácio do Planalto. Governar ou despachar, nem pensar. A ordem é circular. A qualquer pretexto”. 

Bajuladíssimo na terrinha, aplaudido até quando arrotava, muitos se perguntavam, “como diante de tantas mordomias, ele se afasta de nosso deleitoso convívio e viaja para alhures?” Qual o motivo do nosso supremo afastar - se de seus súditos durante tanto tempo e tantas vezes? Tem nojo de nós? Por que será? Naquela época, o magnânimo já havia viajado pelo mundo 102 vezes, um espanto. Outro tanto, viajou depois. Bom, hoje descortinamos o pretexto – uma tremenda excitação pela ilustre moça - certamente com elevados atributos de difícil nomeada, mas ao que parece também capaz de mover céus e terras para a obtenção de algumas benesses para si e para o seu TIO. Realmente, se ela valia o quanto pesava, só descobriremos, se alguém do Ministério Público (PF?) for curioso e corajoso o suficiente para desvendar mais um filhote do Mensalão. 

A máxima de que A CARNE É FRACA é um dito popular bastante conhecido e, se acompanhado de outras vantagens além do prazer amoitado e em surdina, cruz credo, nem a metamorfose do alto de sua grandeza e retidão aguentaria tanto mamão com açúcar. Portanto, é bom colocarmos as barbas de molho, pois se a sua aceitação popular alcançava 80%, agora deve chegar aos 90%, pois os nativos veem com agradável prazer acrescentar ao seu inefável currículo de embromador e de esperto “não sei, não vi e nem estava nas imediações”, que o seu guru é um fã do sexo oposto, principalmente, se for durante as árduas e trabalhosas viagens, em geral em apoio a alguns tiranetes internacionais. Sim, ninguém é de ferro, portanto, ou finjamos que não vimos ou não acreditemos no óbvio. A decisão é de cada um". 

Disse na semana passada, e repito: a vidaparticular do nosso destemido ex-presidente não é da conta de ninguém a não ser do Primeiro Trio Amoroso (o Primeiro Mandante, a Primeira Dama, e a Primeira "Moça", como se referiu o nosso militar aí acima). Mas o General de Brigada Valmir Fonseca Azevedo Pereira mostra um ângulo interessante do ROSEGATE... um que eu mencionei de leve na semana passada, mas que êle enfatiza como o caminho que justifica a investigação, a apuração, e o julgamento segundo as leis do país das investidas românticas do famoso Trio. Foram inúmeras viagens no AeroLula... INÚMERAS!... E o tema é o nosso já velho conhecido: Apropriação Indevida do Erário Público, marca indelével da administração reinante desde 2002. 

Tendemos a associar coisas de grande importância às viagens de um presidente... afinal das contas, é o presidente! Ainda que seja, como disse acima o General Pereira, viagens de "apoio a alguns tiranetes internacionais", e seus regimes sociais falidos, como Castro, Chavez e Kirschner (quem teve oportunidade de visitar os países sob esses regimes, ou a União Soviética de antanho, como eu, sabe bem do que eu estou falando). Mas essa era a segunda agenda... a primeira, como bem disse o General Pereira, era "UMA INCONTIDA ATRAÇÃO PELA ROSE". Inúmeras viagens!! Manutenção e combustível do AeroLula, tripulação e comitiva gigantesca, acomodações e alimentação de primeiríssima para toda essa gente, na SUA conta, leitor e leitora, na NOSSA conta. Já que você não tem serviço nenhum que presta do govêrno, você estava curioso(a) sôbre aonde vai o dinheiro que você paga de impostos? Pois aí está uma resposta plausível. 

Como é...? Estão felizes...? Será que vocês pensaram nisso quando estenderam ainda mais os tentáculos do ParTido ora no poder nas últimas eleições municipais? E a quadrilha não para, não dá folga... nesta semana, além do texto do General Pereira, evidências de propinas recebidas na compra de equipamento bélico (os tais aviões-caça Dassault Rafale...) e golpfinanceiro na Refinaria de Manguinhos estão aparecendo na mídia. Será que haverá um fim nesse imenso e gosmento lamaçal em que está mergulhado o nosso Brasil? Vocês, leitores e leitoras, pensem nisso quando estiverem elaborando suas resouluções de fim-de-ano!! Boa semana a todos.      

O autor é engenheiro, doutor em ciência da computaçao, professor universitário, e pode ser contactado através do e-mailclaudio.spiguel@gmail.com). 
(PENSAMENTOS No 48/2012 – Jornal da Região – ANO XIX, No 1004 - 14/12/2012).

Nenhum comentário:

Postar um comentário