Total de visualizações de página

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

DE TANTO VER TRIUNFAR AS NULIDADES...




"DE TANTO VER TRIUNFAR AS NULIDADES..."

O texto de Ruy Barbosa que começa com a frase do título anda correndo vigorosamente pela Internet, sempre com comentários chamando a atenção dos Brasileiros que ele ainda é atualíssimo, como se houvesse sido dito ontem... não vou nem transcrevê-lo aqui... se o leitor ou leitora não o conhece vá lá na Internet e busque. A probabilidade de não achá-lo é ZERO. Por que será que reavivamos esse texto do Mestre Ruy durante este período da história política do Brasil? Pensem... Bem, a resposta é fácil, não é mesmo? Ela está patente na primeira frase do texto, título desta coluna, desde que estamos atravessando um período marcado indelèvelmente pelo triunfo de uma NULIDADE GIGANTESCA!! O meu amigo "eletrônico", lá de Brasília, que depois virou amigo pessoal quando nos encontramos em Belo Horizonte, lembram dele? É, aquele que me encorajou e ajudou a criar este blog que já está comemorando o seu segundo aniversário... lembram dele?? Pois é, êle me escreveu comentando a coluna da semana passada, a do ex-presidente que quase inaugurou um naufrágio, argumentando que eu já estava cansando o eleitorado com minhas críticas ao tal ex-presidente, que era hora de olhar para o futuro e não para o passado, concentrar nossos esforços e o nosso verbo na melhora dos processos e reforço das instituições para que as nulidades não mais viessem a triunfar. Êle chegou até a descrever críticas ao ex-presidente como "dar paulada em cachorro morto". Respondi a ele que não achava que "o cachorro estivesse pròpriamente morto", desde que o comentário geral é que ele é uma das três eminências pardas que continuam mandando no ParTido do poder, os outros dois sendo um tal de "Guerreiro Dirceu" e outro tal de "Mago Palocci"... guiando o ParTido do banco de trás. E como a presidentA atual é cria dele, e participou de tudo que vem acontecendo e vem sendo desvendado como Chefe da Casa Civil, se eu tivesse que "chutar" uma resposta, diria que "o cachorro não está nem moribundo"... Mas aí eu cheguei até a concordar com o meu amigo... afinal, não é possível reescrever a história, por mais que a detestemos, portanto quem sabe está mesmo na hora de deixá-la para trás, e concentrar as fôrças da ética e da moral almejadas para o futuro. Dizem até que há indícios que a presidentA está "deixando" (como se fosse coisa para "deixar"...) o STF "arrebanhar a cachorrada" sob a batuta do GRANDE Joaquim Barbosa, com o intúito de se desligar das "cachorrices"... A criatura se voltando contra o criador... não seria a primeira vez que isso acontece na história da humanidade. Concordei, também, por estar cansado de ver o meu país tratado como um canil...  "cachorrice atrás de cachorrice, atrás de cachorrice...", escândalo atrás de escândalo, atrás de escândalo, MENSALÃO, CORREIOS, EUNICE.... dinheiro público desviado na mala, na meia, na cueca... Valério, Mendonça, Delúbio... chega!... CHEGA!!! O que será que aconteceu com o nosso país?? Como pudemos chegar a tamanhos níveis de baixeza??? E aí até me preparei para iniciar nesta semana, uma coluna mais positiva... quem sabe um voto de confiança à presidentA, que andou "varrendo" ministro desonesto a torto e a direito, para cima e para baixo (lembram da vassourinha do Jânio...?). O meu amigo vai gostar, pensei eu... voltará a acreditar que eu sei também elogiar, e não só criticar. Mas aí, quando eu já estava com a pena em riste para esse afã, ouve-se ao longe mais uns latidos... Será a "cachorrada" outra vez?? E não deu outra... agora que eu estava disposto a esquecer, passar a borracha... ROSEGATE!! Mais um escândalo... será que esse povo não se cansa de fazer "cachorrice"? O povão adora um fuxico, uma fofoca, portanto há muita história pra cima da Dna. Marisa Letícia, a única coisa realmente  transparente da administração federal, desde que quem não faz nada, não faz nada errado... mas na verdade esse é o foco errado, pois afinal, ninguém tem nada a ver com a vida particular do ex-presidente. Essa parte do escândalo é para ser resolvida a três... e que três!... haja canil! Mas a destemida protagonista dessa tragi-comédia, Rosemary, mais conhecida como Rose, adentra mais uma vez... MAIS UMA VEZ... no uso deletério e indevido do erário público. Chefe de um escritório estadual de partido, e portanto sem qualquer necessidade ou justificativa de fazer parte da comitiva de um presidente em viagem internacional, a Dna. Rose acompanhou o ex-presidente em 30 viagens no AeroLula... contem... 30! Vá lá que ela fosse necessária em UMA missão... vá lá, DUAS.... mas trinta... TRINTA!! E com nada menos do que Passaporte Diplomático, expedido a pedido do ex-presidente, com tratamento especial a bordo. Sabe quem paga por isso? Você e eu e todos nós que pagamos impostos na terra dos impostos. Recentemente circulou na Internet u'a matéria feita no Jornal Nacional noticiando que na Alemanha a primeira ministra Ângela Merkel de vez em quando é acompanhada pelo marido em viagens oficiais, companhia ditada pela etiqueta da viagem em questão. O seu marido pode viajar no avião presidencial, desde que PAGUE ao erário público o equivalente a uma passagem de primeira classe em avião comercial, mas que via de regra, o primeiro cônjuge alemão viaja separado em classe econômica de avião comercial, pensando na economia familiar. Igualzinho aqui no nosso fantástico país tropical, não é mesmo? Mas tem mais... há notícias aparecendo que há envolvimento dos protagonistas desse novo escândalo em negociatas envolvendo diamantes na África!! Diz-se que ministros de estado ligados ao ParTido do poder estão imbuídos em blindar a protagonista mor, construir um escudo em volta dela para que fique fora do alcance do judiciário, da polícia federal, e da mira do Joaquim Barbosa e seu Supremo. Gente... o que aconteceu com o nosso país?? Aí eu escrevi ao meu amigo lá em Brasília sôbre tudo isso, dizendo que eu estou disposto a esquecer, mas a quadrilha não deixa! E ele então retrucou que esse novo escândalo no Canil Brasil vai mais é "reforçar a imagem do ex-presidente com o povo Brasileiro, pois em um país machista como o nosso o povo quer mesmo é saber que o cabra é macho mesmo, garanhão pra ninguém botar defeito!" Como é?? Quer dizer que o "cachorro morto" que não precisava mais de paulada de repente rejuvenesceu através do mais novo escândalo?? O meu amigo que me desculpe, mas acho que só pau não vai dar jeito não... vamos precisar de uma metralhadora para impedir um novo triunfo da nulidade! Boa semana a todos. 
             
O autor é engenheiro, doutor em ciência da computaçao, professor universitário, e pode ser contactado através do e-mail claudio.spiguel@gmail.com). 
(PENSAMENTOS No 47/2012 – Jornal da Região – ANO XIX, No 1003 - 07/12/2012).



Nenhum comentário:

Postar um comentário