Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

SÓ MESMO NO BRASIL...


Pele
Uma das vitimas do Oportunismo Demagogo dos Politicos Brasileiros.


"SÓ MESMO NO BRASIL..."

Na terça-feira passada, 08 de Janeiro de 2013, no website da “Sports Illustrated”, uma respeitada e fidedigna fonte de notícias de esporte, na área do “soccer”, o nosso Futebol (http://sportsillustrated.cnn.com/soccer) saiu publicada uma notícia sob o seguinte título: “Brazil’s World Cup winners awarded bonus – 50 years late”, ou seja, “Ganhadores das Copas do Mundo no Brasil ganham bonus – 50 anos depois”.

Quando vi a notícia pela primeira vez pensei que fosse brincadeira... a notícia é tão estapafúrdia que é difícil de acreditar que isso acontecesse em qualquer lugar, e muito triste constatar que está, de fato, acontecendo no nosso Brasil. Passo a transcrever a minha tradução do texto publicado no website acima mencionado:

Os jogadores do Brasil que ganharam as Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1970 ganharam um bonus e uma pensão do Governo Federal através de uma iniciativa controversa que está dividindo a opinião pública. O Ministro dos Esportes do Brasil disse que  os 54 jogadores ou seus sobreviventes receberão um bonus único de R$100.000,00 (cem mil reais), ou $49,100.00 (quarenta e nove mil e cem dólares), e também qualificar-se-ão a receber uma pensão mensal vitalícia de R$3.916,00 (tres mil novencentos e dezesseis reais).  

O Ministro da Previdência Social chamou os pagamentos de “um ato de justiça” que reconheceu o papel que os jogadores ganhadores das Copas do Mundo tiveram no desenvolvimento do país. Alguns Brasileiros acreditam que aqueles jogadores colocaram o Brasil no Mapa Mundial, e estabeleceram o Brasil como um poder futebolístico. Particularmente o time que jogou a Copa do Mundo de 1970, graças à introdução da televisão a cores, e o brilhantismo de jogadores como Pelé, Jairzinho, Rivelino e Tostão,  capturou a atenção do mundo, e é ainda considerado um dos melhores times de todos os tempos! "Eu acredito que o povo Brasileiro reconhece o débito que temos para com esses atletas”,  disse o Ministro dos Esportes ALDO REBELO. "É necessário enfatizar que o Futebol daquela época não oferecia os mesmos salários e oportunidades de patrocínios comerciais que são disponíveis hoje. Os atletas eram quase como artesões, e o país não consegue conceber que essas pessoas que levantaram tão alto seu nome estejam passando por dificuldades financeiras”, adicionou REBELO.

Muitos dos jogadores confirmaram que o dinheiro irá transformar suas vidas. Com a exceção de Pelé, muito  poucos vivem uma vida confortável, desde que suas carreiras não proporcionaram os tipos de riquezas disponíveis aos grandes nomes do esporte de hoje. "Em torno de 85% dos jogadores vivem nas classes média-baixas da população”, disse MARCELO NEVES, filho do goleiro bi-campeão do mundo GILMAR DOS SANTOS NEVES, e que é hoje Presidente de uma Associação de ex-jogadores. "Esse dinheiro poderá ser a diferença entre a vida e a morte. FELIX (o goleiro do time de 1970), que faleceu no ano passado, não teve condições de obter o tratamento médico que ele merecia porque ele não tinha um plano de saúde adequado, e o hospital que o tratou não era o melhor disponível. Se ele tivesse esse dinheiro talvez ele ainda estivesse vivo hoje”.

TAPA NA CARA: NEVES enfatizou que alguns dos jogadores mais idosos não recebem uma pensão regular porque o Futebol não era reconhecido nos idos dos anos 60 como uma profissão, e portanto os jogadores não conseguiam participar dos Programas de Previdência Social.  "Não é que eles não quisessem participar”, disse ele, “A maioria deles tem hoje mais de 65 anos, portanto esse dinheiro garantirá que seus últimos anos sejam vividos em circunstâncias dignas”. Entretanto, nem todos os Brasileiros concordam que atletas veteranos mereçam uma pensão especial meio século depois de suas façanhas, e muito menos um bonus substancial! "Isso é um tremendo TAPA NA CARA de todos os Brasileiros que trabalharam duro sua vida inteira, e não recebem essas benesses”, disse ÁTILA NUNES, um radialista que vem criticando seriamente a iniciativa.

NUNES disse que quem deveria estar apoiando os ex-jogadores idosos é a CBF – Confederação Brasileira de Futebol, e não os trabalhadores através de seus impostos.  Outros Brasileiros estão perguntando por que somente  jogadores GANHADORES das Copas do Mundo ganharão a pensão, enquanto outros jogadores que treinaram e jogaram tão bem ou melhor que eles não ganharão. E também por que somente no Futebol? O que dizer de Brasileiros Campeões Mundiais em outros esportes??

Um dos ex-jogadores contemplados já rejeitou o dinheiro, afirmando que mesmo nos idos dos anos 50 e 60 os jogadores de futebol ganhavam salários maiores que a grande maioria dos trabalhadores. "Naquele tempo nós fomos muito bem recompensados pelo título”, diz TOSTÃO, um atacante do time de 1970, e hoje um colunista respeitado do Jornal FOLHA DE SÃO PAULO. "Ex-jogadores ganhadores das Copas do Mundo que estão passando por dificuldades financeiras deveriam ser apoiados pelo Governo Federal através da Previdência Social, exatamente como qualquer outro Cidadão Brasileiro! E também pelas Entidades Governamentais que já existem para ajudar ex-atletas”, ele adicionou. “A CBF – Confederação Brasileira de Futebol, e os clubes de origem dos ex-jogadores têm uma OBRIGAÇÃO de ajudar ex-jogadores que estão passando necessidades”.  

E então, leitores e leitoras, vocês concordam que o dinheiro proveniente do SEU trabalho e com o qual você paga os impostos provenientes da maior taxa tributária do planeta seja usado para sustentar o bonus e a pensão ad infinitum dos veteranos das Copas de 1958, 1962, e 1970 apenas e tão somente? Eu posso lhes dizer que acho essa iniciativa de uma pobreza de espírito, e de uma incompetência CAVALAR, característica essa que vem populando os mandantes do nosso Governo Federal desde 2002. Essa iniciativa nada mais é que os nossos velhos conhecidos APROPRIAÇÃO INDEVIDA E USO INDEVIDO DO ERÁRIO PÚBLICO, características galopantes na atual e duas últimas Administrações Federais.

Eu sou um amante inveterado do nosso Futebol, Corinthiano fanático, como vocês, leitores e leitoras, devem ter inferido dos meus textos enaltecendo o Sport Club Corinthians Paulista, e o meu relacionamento praticamente familiar com ele. Mas  o absurdo dessa iniciativa é tão grande, e tão ofensivo, que qualquer  Brasileiro com um mínimo de inteligência deveria estar já trabalhando junto aos seus representantes no Senado e na Câmara de Deputados para tê-la revogada. Só uma foto com uma aparência extremamente desgostosa do Rei Pelé poderia ilustrar essa notícia no website da Sports Illustrated. E é isso exatamente o que acontece… vejam lá no site http://sportsillustrated.cnn.com/soccer e também no meu blog: www.pensamentoscs.blogspot.com   Boa Semana a todos!

O autor é engenheiro, doutor em ciência da computaçao, professor universitário, e pode ser contactado através do e-mail claudio.spiguel@gmail.com).
(PENSAMENTOS No 02/2013 – Jornal da Região – ANO XIX, No 1008 11/01/2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário